sexta-feira, 13 de abril de 2018

Mastite e ingurgitamento

A mastite, o ingurgitamento e as fissuras mamilares são os problemas mais frequentes que afetam os seios durante o período da amamentação. Nenhum desses problemas é motivo suficiente para suspender a amamentação. Continue amamentando! Você vai entender agora como essas situações acontecem e o que fazer para resolvê-las.

INGURGITAMENTO

O QUE É?

O ingurgitamento ou “peito pedrado” é quando acontece um acúmulo excessivo de leite e os seios ficam exageradamente cheios. O resultado é um peito muito endurecido e doloroso. Às vezes a dor é tão forte que chega a doer até as axilas ou até as costas. Quando não é tratado, gera uma mastite.

POR QUE ACONTECE?

O motivo pelo qual acontece é que o leite não está sendo retirado da mama na mesma velocidade em que está sendo produzido, ou seja, a produção está maior do que o consumo, resultando em acúmulo.

Mas por que o leite não está sendo retirado? Isso pode ser por que o bebê não está sugando bem, às vezes por que a técnica de amamentação está inadequada ou por que a mãe passou muito tempo longe do bebê ou não está dando o peito por que sente dor.

Qualquer coisa que faça o bebê não extrair corretamente o leite pode terminar em um ingurgitamento.

ACONTECE COM TODO MUNDO?

Acontece tanto nas mães que querem amamentar quanto naquelas que querem dar mamadeira. No caso das mães que querem dar mamadeira, o problema é que, como elas não amamentam, o leite acumula. Amamentar corretamente previne mastites e ingurgitamento.

É muito comum acontecer logo nos primeiros três dias após o parto, quando as mamas começam a encher e a regulação natural da produção ainda não chegou ao equilíbrio. Este período coincide com o período em que as mães estão aprendendo a amamentar, assim como seus bebês estão aprendendo a mamar.

Nesta fase nada está ajustado e o aleitamento materno ainda não é eficiente. O resultado pode ser acúmulo de leite. É mais comum quando é o primeiro filho, devido à inexperiência materna.

Você está passando por esse problema? Continue lendo.

POR QUE RESOLVER O INGURGITAMENTO?

É preciso resolver para que não se transforme em uma mastite.

É preciso resolver para que o bebê possa alimentar-se bem.

É preciso resolver para que você não sinta dor.




COMO RESOLVER O INGURGITAMENTO?

Só haverá cura quando o excesso de leite materno sair das mamas.

Faça o seguinte:

Não pare de amamentar. 
Certifique-se de que a sua técnica de amamentação é boa. 
Coloque compressas mornas nas mamas antes de depois de amamentar o bebê, isso irá facilitar a descida do leite e ajudará na circulação sanguínea da mama. 
Antes de amamentar, faça massagens circulares nas mamas para facilitar a saída do leite. 
Comece a amamentar pelo lado mais cheio e dolorido. No começo da mamada o bebê está com muita fome e suga muito leite. Nós queremos que ele esvazie primeiro o lado mais dolorido. 
Tente retirar um pouco de leite antes de oferecer o peito ao bebê. Isso melhora a pega. 
Intensifique a amamentação para que o bebê esvazie a mama. 
Somente troque de lado quando a primeira mama estiver totalmente vazia. 
Entre as mamadas, coloque compressas frias para reduzir a dor e a produção. Prefira compressas frias sem gelo e não deixe por mais do que 10 a 15 minutos. 
Entre as mamadas, retire um pouco do leite com as mãos ou com uma bombinha, mas tome cuidado para não extrair leite demais. Retire só o suficiente para aliviar e aguentar até a próxima mamada, pois se você retirar muito, pode acabar estimulando a produção de mais leite. 
Pode ser necessário enfaixar as mamas ou utilizar um sutiã apertado para reduzir a produção, o edema e facilitar a saída do leite. 
Pode ser necessário tomar algum analgésico. 
Procure um médico se os problemas persistirem. 
Observação: Evite que aconteça tudo outra vez. Para isso, basta não deixar os seios encherem demais e amamentar o bebê corretamente tanto quanto for necessário. A produção de leite materno costuma se autorregular com o tempo, de forma que não sobrará nem faltará leite materno.

E A MASTITE?

A Mastite geralmente acontece quando um ingurgitamento não é resolvido. O acúmulo cada vez maior acaba por inflamar e infeccionar os seios. As mamas ficam avermelhadas e quentes. Pode haver febre. Nestes casos convém que o médico avalie a provável necessidade de antibióticos e anti-inflamatórios.


Se esse for o seu caso, não deixe de procurar um ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário