sexta-feira, 13 de abril de 2018

Doação de leite materno, como doar

Tenho leite demais. Posso doar?

Sim. O Brasil tem uma boa tradição de bancos de leite, e há vários deles espalhados pelo território, muitas vezes dentro das próprias maternidades. Algumas cidades fazem parceria com o Corpo de Bombeiros, para que o leite ordenhado seja recolhido na casa das doadoras.

O leite doado vai para o banco de leite, onde passa por um processo de pasteurização e é destinado a bebês prematuros ou que estejam internados em centros de tratamento intensivo neonatal. 

O primeiro passo é entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo por telefone. Além de fazer o cadastro inicial, você será orientada sobre como fazer a coleta e armazenar o leite ordenhado

O banco de leite faz um cadastro, contendo dados pessoais, sobre o pré-natal e sobre os hábitos de vida da doadora. As informações são avaliadas por um médico e a doadora apta é avisada pelo banco de leite sobre o dia da coleta. 

Consulte a lista de endereços e telefones e obtenha mais informações sobre a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano no endereço http://rblh.fiocruz.br/pt-br/pagina-inicial-rede-blh.


Há restrições para quem pode doar leite?


Os bancos de leite fazem um cadastramento cuidadoso das doadoras justamente para avaliar se há alguma restrição. Ou seja, não adianta levar o leite ordenhado direto para o banco, sem passar pelo cadastro prévio. 

Em termos gerais, é preciso que o próprio filho da nutriz (a mulher que fornece o leite) esteja recebendo leite materno, a não ser em caso de força maior. 

Muitas vezes, mulheres que têm prematuros mantêm a ordenha no hospital para estimular a produção de leite, mesmo que o bebê ainda não possa mamar. Esse leite então é armazenado pelos bancos de leite.

Como o leite é destinado a prematuros ou pacientes de UTIs neonatais, há um controle rígido da saúde da doadora. Os principais requisitos para doar são: 

  • Apresentar exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde

  • Não fumar

  • Não tomar medicamentos incompatíveis com a amamentação

  • Não usar álcool ou drogas ilícitas


Como é feita a doação do leite materno?


Há menos riscos de contaminação se o leite for ordenhado manualmente, mas os bancos de leite usam também bombinhas para facilitar e agilizar o processo. 

Após o cadastro, a coleta pode ser feita no próprio banco de leite ou em casa -- dependendo do caso e da cidade, alguém buscará o leite uma vez por semana. 

São necessários alguns cuidados especiais durante a ordenha, como: 

  • Lavar as mãos e os antebraços com água e sabão, até os cotovelos; manter as unhas limpas

  • Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml)

  • Usar recipiente esterilizado, de boca larga, para recolher o leite

  • Guardar o leite coletado imediatamente no congelador

  • Não encher demais o recipiente

Também pode ser interessante usar uma máscara ou uma fralda de pano no rosto para reduzir ainda mais os riscos de contaminação do leite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário